O mundo pictórico de Guido Totoli
- G. Totoli
- 6 de dez. de 2019
- 1 min de leitura
“ O mundo pictórico de Guido Totoli reflete com fidelidade aquele de seus sentimentos e idéias de homem e de artista. Numa tentativa de definição crítica, dizer que esse artista é um realista seria servir-se de uma forma simplista e quase grosseira. Uma coisa é certa: ele não se afasta da realidade, nem a deforma de propósito, menos ainda a dissolve no abstrato e no informal, como também dela não se torna escravo.
Contemplando amorosamente a sua realidade, Totoli a condensa em termos, lineamentos e volumes essenciais, revelando assim sua alma poética ou, se preferirmos, o significados cósmico da arte.
No desenrolar desse processo tiveram importância decisiva os contatos do pintor com a natureza brasileira forte e vigorosa e sobretudo o habitat do homem do interior paulista.
Totoli alcança em suas obras felizes momentos de sínteses figurativas e expressivas que denotam metas futuras sempre mais árduas e luminosas. Suas cores, algumas usadas com vigor, mesmo luminosas, vibram com uma larga, densa e calorosa pureza. Em sua pintura não existe fratura entre cor e forma , entre subconsciente e realidade visual, pois o seu realismo existencial é perfeitamente orgânico.
Entretanto, um certo temperamento romântico e angustiante transparece nas paisagens que pinta com uma carga de humanismo, de modo a provocar, em quem as observa, um contínuo e agradável sentimento.
Em suas obras “Paisagem Urbana I e II” que fazem parte do Acervo Artístico do Parlamento Paulista, Guido Totoli evidencia ser possuidor de uma rara medidad de equilíbrio entre pensamento e gesto, demonstrando com grande habilidade a força da realidade do ambiente urbano.”
Diário Oficial do Estado de São Paulo – por Emanuel Von Lauenstein Massaran
Comments